Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Encontro de integração do eproc abre mostrando como o sistema eletrônico da 4ª Região reduz os gastos públicos e o tempo de tramitação dos recursos em média em 50%

    Com o uso do processo eletrônico eproc v2 uma apelação cível passou a ser julgada em média 77,21% mais rapidamente no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A tramitação de um agravo de instrumento teve uma redução média no tempo de 43,75%, enquanto que a de um mandado de segurança chega a ser 55,42% mais célere do que a de um processo físico.

    Estes foram alguns dos dados relativos ao ano de 2011 apresentados pelo coordenador do processo eletrônico da Justiça Federal (JF) da 4ª Região, juiz federal Sérgio Tejada Garcia, no início do e-interop 4r” - Encontro de Interoperabilidade do eproc, que acontece durante toda esta sexta-feira (23/11), no auditório do TRF4.

    O evento foi aberto pela presidente do TRF4, desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler, e contou com a presença do corregedor-geral da Justiça Federal, ministro João Otávio de Noronha.

    Integração, economia processual e financeira

    “Vocês estão do lado de ca do balcão, estão junto com a Justiça Federal na elaboração do sistema, buscando soluções para aprimorar o processo eletrônico”, afirmou Tejada Garcia aos mais de 50 representantes de 21 entidades que participam do evento.

    Segundo o coordenador do eproc, esse “espírito de integração” norteou a criação do sistema desde o início e é um dos principais objetivos do evento de hoje. “A interoperabilidade é a capacidade do eproc de se integrar, de se comunicar com os sistemas já existentes nas instituições, fazendo com que todos colaborem na construção das ferramentas e na usabilidade do sistema comum, já que o processo não existe com uma parte só”, diz o juiz.

    O trabalho conjunto já apresenta resultados concretos, para o cidadão e para os cofres públicos. Hoje são mais de dois milhões de processos eletrônicos no TRF4 e nas Seções Judiciárias e Juizados Especiais Federais do RS, de SC e do PR. Desde 2010, o eproc funciona em todas as matérias e graus de jurisdição da Justiça Federal da Região Sul do país.

    Com a virtualização dos processos, só no ano passado a redução de consumo de papel ultrapassou os 50% no TRF4, representando uma economia de mais de R$ 45,5 mil para a administração pública.

    Outra vantagem do eproc apontada pela coordenação do sistema é a redução dos gastos públicos para o arquivamento dos processos e a consequente diminuição de investimentos em construção de espaços físicos para este fim. Uma estimativa feita pela Secretaria de Sistemas Judiciais do TRF4 aponta que os dois milhões de processos eletrônicos atuais do tribunal representariam a economia de cerca de 500 toneladas de papel e 24km lineares de estantes liberadas, proporcionando uma redução considerável na necessidade de espaços construídos.

    • Publicações6752
    • Seguidores1388
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/encontro-de-integracao-do-eproc-abre-mostrando-como-o-sistema-eletronico-da-4-regiao-reduz-os-gastos-publicos-e-o-tempo-de-tramitacao-dos-recursos-em-media-em-50/100201800

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)