Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Revista do TRF4 analisa intervenção no domínio econômico

    Artigo do jurista Manoel Gonçalves Ferreira Filho aborda o tema à luz da Constituição de 1988

    A edição nº 82 da Revista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) foi lançada na última semana (25/4) em suas versões impressa e digital. O novo número traz como destaque o artigo "A Intervenção no Domínio Econômico e a Constituição de 1988", do jurista Manoel Gonçalves Ferreira Filho. O texto tem como base a palestra proferida pelo autor no Plenário do TRF4, em Porto Alegre, no dia 30 de novembro, dentro da programação do Curso de Currículo Permanente - Módulo V - Direito Constitucional, promovido pela Escola da Magistratura (Emagis) da Corte.

    Ferreira Filho é doutor em Direito pela Universidade de Paris, professor na Universidade de São Paulo (USP) e presidente do Instituto Pimenta Bueno - Associação Brasileira dos Constitucionalistas. Na introdução, ele explica que seguirá, ao longo do texto, "um plano de constitucionalista": "Quero, em primeiro lugar, apontar, no plano geral e histórico, a atuação do Estado no domínio econômico segundo o paradigma do constitucionalismo, para depois, em uma segunda parte, desenvolver uma breve análise da constituição econômica ínsita na Constituição brasileira de 1988 e, para concluir, trazer para o debate alguns aspectos jurídicos que a atuação do Estado no plano econômico suscita, mormente os que envolvem o seu controle judicial".

    A revista apresenta mais dois artigos de doutrina: "Uma visão hermenêutica sobre o interesse público como diretriz de inclusão dos portadores de deficiência: a relativização do direito de autor em face do direito de igualdade", da desembargadora federal Maria Lúcia Luz Leiria em coautoria com a advogada Laura Lessa Gaudie Ley; e "Condições de elegibilidade e inelegibilidades", conferência proferida pelo desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz na Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag), em São Paulo, no ano passado.

    A edição recém-lançada traz também o discurso de posse da desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha nesse cargo, bem como as palavras de saudação proferidas por sua colega, desembargadora federal Maria de Fátima Freitas Labarrère, durante a cerimônia, realizada no Plenário do TRF4 no último dia 8 de novembro. O nº 82, com 780 páginas, reúne ainda o inteiro teor de 20 acórdãos indexados e classificados por matéria - Direito Administrativo e Civil, Penal e Processual Penal, Previdenciário, Processual Civil e Tributário -, sete arguições de inconstitucionalidade e as 79 súmulas editadas pelo tribunal.

    Em meio eletrônico, além da edição atual, o periódico está disponível com apresentação gráfica idêntica à das revistas diagramadas e impressas desde o nº 39. Porém, os internautas têm acesso a todo o conteúdo veiculado desde o nº 1. As ferramentas de busca representam um dos grandes diferenciais em relação ao suporte físico. Com elas, os leitores localizam facilmente textos de qualquer uma das 82 edições. A procura é feita por palavra-chave, tipo de documento ou número da revista.

    A publicação pode ser lida em sua versão virtual ou adquirida por meio da Livraria do Advogado - telefone (51) 3225-3311, e-mail livraria@doadvogado.com.br -, que comercializa exemplares em papel. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail revista@trf4.gov.br ou pelo telefone (51) 3213-3043.









    Fonte: Emagis







    • Publicações6752
    • Seguidores1390
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/revista-do-trf4-analisa-intervencao-no-dominio-economico/221953314

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)