Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    IX COLAD leva grandes nomes do Direito a Curitiba

    Teve início ontem (27/10), em Curitiba, a IX COLAD (Convenção Latino-Americana de Direito), que trouxe ao Brasil juristas renomados da América Latina. Houve palestras e mesas redondas que abordaram diversos temas do Direito, Direitos Fundamentais, Jurisdição Constitucional, Pesquisa Científica, ensino do Direito, Direito Ambiental, Seguridade Social na América Latina, entre outros assuntos importantes do Direito. A IX COLAD acontece até amanhã (29/10), no prédio-sede da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba.

    O juiz federal Carlos Luiz Strapazzon, um dos integrantes da Comissão Organizadora e expositor do evento, disse que a convergência de opiniões entre os representantes da América Latina foi muito positiva até o momento. Ele lembrou que os países latinos têm muitas semelhanças nos problemas que os administradores visam solucionar. “A América Latina está pensando no papel dos juízes e preocupada com a educação jurídica”, complementou o magistrado.

    O primeiro dia do evento teve a presença de grandes juristas, como o professor Clèmerson Merlin Clève, mestre em Ciências Humanas, especialista em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós-graduado em Direito Público pela Facultè de Droit de l´Universitè Catholique de Louvain (Bélgica) e doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP; e o investigador na área de ciência política e professor da Universidade de Coimbra Rui Cunha Martins, que ministrou a palestra “Ditadura, Democracia e Direito - interrogações contemporâneas”. Martins é membro do corpo docente do Programa de Doutoramento em Altos Estudos Contemporâneos e investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), onde é responsável pela linha de pesquisa “Fronteira, Democracia e Direitos Humanos”.

    Strapazzon disse que as expectativas com a COLAD são as melhores pela pluralidade dos temas. O juiz federal classificou os problemas dos países latinos como sendo muito semelhantes, mas cada um com sua particularidade. “É positiva essa maior integração entre pesquisadores do Brasil e do exterior”. Outra vantagem é a quantidade expressiva de produto intelectual que o evento produz, que pode ajudar estudiosos, pesquisadores e interessados.

    A IX COLAD é promovida pelo Comité para el Estudio y la Difusión del Derecho en América Latina (CEDDAL) e pela Justiça Federal do Paraná, com apoio da Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e outras instituições.

    Fonte: Imprensa JFPR

    • Publicações6752
    • Seguidores1388
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ix-colad-leva-grandes-nomes-do-direito-a-curitiba/2906379

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)