Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Galeria dos Presidentes do TRF4 ganha retrato de Silvia Goraieb

    Foi inaugurado hoje o retrato da desembargadora federal Silvia Maria Gonçalves Goraieb na Galeria dos Presidentes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Ela dirigiu o TRF4 no biênio 2007-2009. A solenidade ocorreu no Gabinete da Presidência do tribunal, às 17h, e contou com a presença de familiares, magistrados e servidores.

    Após descerrar seu retrato, Silvia recebeu homenagem do vice-presidente da corte, desembargador Élcio Pinheiro de Castro, que falou em nome dos desembargadores do tribunal. “Esta homenagem engrandece e dignifica, não só nosso tribunal, mas também a Justiça Federal da 4ª Região, pois tivemos o privilégio de contar, por mais de 20 anos, com seu incansável trabalho, o que, sem dúvida, ajudou a sedimentar o bom conceito que hoje desfrutamos”, declarou.

    Silvia em seu pronunciamento expressou seu desejo de que o retrato reflita gratidão, afeto, esperança e paz, representando uma ideia de Justiça que sempre acalentou em seus 30 anos de magistratura. “Quero ser vista como um ser humano que acrescentou algo à vida das pessoas”, e concluiu, “ que eu possa seguir meu caminho realizando a Justiça e promovendo o bem da humanidade”.

    Em seguida, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Cesar Asfor Rocha, que prestigiou a cerimônia, também homenageou a desembargadora. “Destaco duas grandes virtudes de Silvia Goraieb: a imensa disposição para plantar a harmonia e afastar a discórdia, contribuindo para a convivência pacífica de todos, e a capacidade de se sensibilizar com as necessidades das pessoas mais esquecidas”.

    Silvia presidiu a corte de junho de 2007 a junho de 2009, período marcado pelo estímulo às audiências de conciliação, com sucesso nas ações de desapropriação para a duplicação da BR-101. Outras realizações importantes foram a consolidação do sistema de videoconferência, com a instalação de monitores de LCD nas salas de sessão e o acordo realizado com a Caixa Econômica Federal que possibilitou a consulta processual através dos terminais de auto-atendimento do banco. Na área social, deu continuidade ao Projeto de Educação para o Trabalho, através do qual o tribunal dá emprego a internos da Fundação de Assistência Sócio Educativa (FASE), permitindo sua ressocialização. Durante sua presidência, o tribunal fez 20 anos e as comemorações foram baseadas no slogan “As pessoas é que fazem a diferença”, o que demonstrou uma das maiores características da desembargadora, a preocupação com os servidores e sua constante valorização.

    A magistrada atua na Justiça Federal desde 1987, tendo sido juíza do trabalho nos sete anos anteriores. Foi promovida ao TRF4 em 1994. Atuou como vice-corregedora entre 2000 e 2001, ano em que assumiu a corregedoria-geral da JF da 4ª Região. Entre 2001 e 2003, foi membro do Conselho de Administração do TRF. Foi juíza do Tribunal Regional Eleitoral do RS entre 2003 e 2005 (como suplente) e desde junho de 2005 é juíza titular no tribunal eleitoral gaúcho. Presidiu a 3ª Turma do tribunal até tornar-se presidente. Em 2002, Silvia Goraieb foi condecorada com a Ordem do Mérito Militar no Corpo de Graduados Especiais do Exército Brasileiro.

    Outra marca na carreira da desembargadora foi sua atuação como representante do TRF4 na "Expedição da Cidadania", realizada pela Justiça Federal da 4ª Região em de setembro de 2009 na Reserva Indígena Tekoa Ocoy, em São Miguel do Iguaçu (PR). O projeto, parceria da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) com o tribunal, teve o objetivo de levar a populações tradicionais (indígenas, quilombolas e populações ribeirinhas) um conjunto de atividades destinadas a garantir o direito à cidadania efetiva.

    Silvia Goraieb descerrou o seu retrato na Galeria dos Presidentes do TRF4

    Ministro Asfor Rocha Rocha (E) e desembargador Darós acompanharam o pronunciamento da homenageada

    • Publicações6752
    • Seguidores1390
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/galeria-dos-presidentes-do-trf4-ganha-retrato-de-silvia-goraieb/2248475

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)